Dia
2 - 17 de maio
07h00
Iniciou o dia, com o pequeno-almoço e deslocação para o CB de Vila do Conde com
o apoio dos camaradas deste CB que asseguraram o transporte.
08h00
Terminado o briefing matinal foram recolhidas as alimentações para o dia, muito bem preparadas diga se de
passagem.
08h30
Enquanto existiam já meios do dispositivo no terreno a nossa coluna seguiu em
direção á Exponor para formação.
09h00
Formação sobre o Rally, referente aos dispositivos de segurança dos pilotos e
sua extração, sistemas de segurança dos veículos, extração de vítimas, no
auditório que possuía mesmo no seu palco uma viatura do WRC e o sistema de
proteção de habitáculo interior.
Com
a rotatividade das equipas pelas bancas e divisão natural por grupos tivemos os
nossos merecidos 30’ para percorrer também a WRC Village e ver de perto os
pilotos, os carros e tudo resto que demonstra o poder do WRC.
10h45
Apresentação dos médicos responsáveis do ACP, Rally de Portugal e do médico
responsável da FIA, Dr. Jean Duby.
11h00
Exercícios práticos sob o incrível olhar de perto da FIA na pessoa do Dr. Jean
Duby. Quando digo olhar de perto é estar ao nosso lado e oferecer-se para
inclusive ser a vítima. Um rigor e vontade enorme de um Homem a rondar os 70
anos.
São
técnicas adaptadas pela FIA no que toca a tipo de extrações dos pilotos, com
algumas diferenças da emergência praticada no dia-a-dia. Técnicas específicas
apenas para esta prova.
A
FIA tem de se sentir segura com o dispositivo médico do Rally, só assim saberá
que os seus pilotos estão seguros. Estando todos nós a representar o INEM temos
de fazer orgulhar o que é nosso e foi conseguido.
Mais
uma vez digo que o rigor da FIA é incrível, não admitem falhas. Não cumprem,
estão fora!
Como
era espectável o INEM, representado por médicos, enfermeiros, TAE e TAS dos
Bombeiros esteve á altura satisfazendo a FIA como tem sido um habitué.
12h00
Almoço
13h00
Treino prático, mais treino prático. Sendo que aqui pudemos todos experimentar
e sentir o que sente um piloto com o capacete, microfone, dispositivo Hands,
naquele habitáculo. Seguros mas confinados.
16h00
Terminada a formação, era a vez dos pilotos receberem também formação de SBV.
Seguimos em direção ao CB de Vila do Conde e posteriormente para o hotel.
19h00
Jantar em Vila do Conde
21h00
De briefing final do dia conhecendo o nosso destino para amanhã, ou daqui a
pouco!
Ambulância
número 9 da AHBV Valbom vai passar a designar se SIV 1.2 com mais um tripulante
e um enfermeiro. Seguiremos em coluna para a prova de Viana do Castelo.
21h40
Checklist da ambulância e equipamento médico e siga para o Hotel que o
despertar será ás 05h00. Seremos os primeiros a arrancar.
01h06
Até já!
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